Institucional
Início > Institucional

Cada igreja cristã existente tem a sua "cara", seu "jeito de ser", que caracteriza sua forma de viver e expressar o Evangelho. Queremos que você conheça nosso "jeito de ser" cristão e de servir a Deus.

Para isso lhe oferecemos algumas informações básicas sobre o que é a Igreja Metodista e de que forma ela contribui na missão de Deus no mundo.

*Nossa Visão

"Dá-me cem homens que nada odeiem senão o pecado, que nada temam senão Deus e que nada busquem senão almas perdidas, e eu transformarei o mundo em chamas". Essa frase de João Wesley sinaliza alguns dos pontos principais do pensamento e prática metodistas. São eles: a idéia de comunidade, de grupo ("Dá-me dez homens"); a necessidade indispensável da santidade ("que nada odeiem senão o pecado"); a prioridade absoluta de Deus na vida interior ("que nada temam senão Deus") e a urgência suprema da evangelização ("que nada busquem senão almas perdidas"). Wesley tinha consciência de que esses quatro itens produziriam profundo impacto não apenas na espiritualidade das pessoas, mas também nas estruturas e sistemas do mundo ("eu transformarei o mundo em chamas"). Na Igreja Metodista, a preocupação é com o bem-estar integral do ser humano. Assim, a Igreja cumpre sua missão por meio das igrejas locais, instituições educacionais, instituições de saúde, pastorais específicas (como as pastorais indígenas, da terra, junto aos encarcerados, junto aos enfermos, bóias-frias, mães sozinhas com seus filhos, toxicômanos, portadores de deficiência, entre outras).

A visão da Igreja Metodista é que venhamos a nos empenhar em fazer, amadurecer e enviar discípulos para estabelecer ou revitalizar a presença do testemunho e serviço metodistas em todos os bairros povoados e cidades do Estado do Rio de Janeiro.

*Nossa Missão

A missão da Igreja Metodista na 1ª Região Eclesiástica é participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo e particularmente o povo do Estado do Rio de Janeiro.

A Igreja Metodista cumpre a sua missão realizando o culto de Deus, pregando a sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros, meios para alcançar uma experiência cristã progressiva, de modo que estes sejam discípulos de Cristo e alcancem o mundo através de seus dons e ministérios.

*Nossa razão de ser

João Wesley, no início do movimento metodista, no século 18, afirmou que Deus havia levantado o povo metodista não para ser uma nova seita, mas para "reformar a nação, particularmente a Igreja, e espalhar a santidade bíblica por toda a terra".

*Nossas doutrinas

A Igreja Metodista orienta-se pelos escritos de João Wesley (Sermões e Notas sobre a Bíblia), pela tradição da Reforma Protestante e do Metodismo Histórico e pelos mesmos documentos que regem o Metodismo Mundial. Em nossos Cânones (que são as leis que regem a Igreja), podem ser encontrados 25 artigos que expressam resumidamente nossas principais doutrinas.

*Nossas ênfases regionais

Ênfases no discipulado:  A Igreja Metodista está convencida de que precisamos restabelecer a prioridade de discipular, e como fez Jonh Wesley, nosso fundador, sabemos que o melhor meio são os grupos pequenos de santidade, que Wesley chamou, em alguns momentos, de classes e, em outros, de células. O importante é que o povo de Deus seja sendo orientado em como viver uma vida santa, integra e vitoriosa na presença de Deus, para, na autoridade, testemunhar a vitalidade do evangelho.

Ênfase na Educação Cristã: A Igreja Metodista dá muita ênfase ao ensino. A Escola Dominical, como uma das agências locais de ensino, funciona todos os domingos, em todas as igrejas metodistas. Seus objetivos são reforçar os ensinos da Bíblia e as doutrinas da Igreja, fortalecendo a fé das pessoas e capacitando-as para servir a Deus e ao Próximo. A Escola Dominical tem classes de adultos, jovens, adolescentes e crianças e a sua freqüência é livre para qualquer pessoa que dela queira participar, membro ou não da Igreja.

Ênfase na Expansão Missionária: A Igreja Metodista sempre se preocupou em evangelizar todas as pessoas, porque ela entende que isso é uma ordem do Senhor Jesus Cristo e é a razão de ser da própria Igreja. Ela diz a todas as pessoas que Deus, em Jesus Cristo, quer salvar e transformar a cada ser humano. Ela tem crescido em número de membros, de igrejas e de congregações.

Ênfase na Ação Social: A Igreja Metodista preocupa-se com a situação espiritual e social das pessoas. Por isso, ela está dando muita ênfase ao reforço escolar para crianças carentes. Também o projeto "Dando as mãos" é uma resposta ao problema grave de desemprego. A Igreja orienta periodicamente seus membros a exercerem com dignidade seus direitos políticos.

Ênfase na Ação Administrativa: Faz-se permanentemente campanha para todos os membros da Igreja sejam dizimistas, a fim de que ela tenha recursos para desenvolver seus projetos missionários, que incluem a expansão missionária e o atendimento a pessoas carentes.

Ênfase na área Pastoral: A Igreja tem um programa amplo em nível nacional de discipulado que tem como objetivo maior aprofundar a fé na vivência cristã, de modo que seus membros sejam pessoas convictas de sua fé e bem alicerçadas na palavra de Deus.

*Nossa Organização

No Estado do Rio de Janeiro a Igreja Metodista organiza-se em 23 Distritos. Cada um desses Distritos está sob a supervisão de um superintendente distrital que é pastor/pastora no distrito. As igrejas são conexionais, isto é, atuam em colaboração direta e sob a supervisão de um superintendente distrital. O bispo coordena a vida administrativa e missionária da Região. As decisões são tomadas em concílios, reuniões representativas em que os membros da Igreja definem sua caminhada. Os concílios podem ser locais (de cada igreja), distritais, regionais e nacionais. Atualmente, os concílios locais acontecem cerca de quatro vezes por ano; os distritais uma vez por ano; os regionais de dois em dois anos e o nacional a cada cinco anos. Os bispos e bispas são eleitos por um mandato de 5(cinco) anos nos concílios nacionais, podendo ou não ser reeleitos.  Os pastores e presbíteros são nomeados pelo bispo da Região e são itinerantes; podem mudar de igreja. Podemos resumir dizendo que a Igreja é conexional, sendo seu governo episcopal.

*Nossa sede regional

Na Sede Regional, funcionam as quatro Secretarias Executivas Regionais (de Educação, de Expansão Missionária, de Ação Social e Administrativa), além do gabinete do bispo-presidente regional. Ali são desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a produção de materiais para todas as áreas da Igreja (Jornal Avante, Editamos e distribuímos: Revistas, Livros, CDs, DVDs, Material para Escola Dominical, Colônia Bíblica de Férias e Discipulado), bem como as ações que visam à expansão da atuação metodista no Estado. Existem, inclusive, parcerias com Igrejas Metodistas de outros países.

Estamos nos limites da 1a Região Eclesiástica, que compreende a cidade e o Estado do Rio de Janeiro. Nossa Sede Regional localiza-se na Rua Marquês de Abrantes, 55, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. CEP 22.230.061. Tel.: 2557-7999/ Fax.: 2557-7048
E-mail.: igrejametodista@metodista-rio.org.br.

*Nossas instituições

Atualmente no Brasil, a Igreja Metodista possui universidades, escolas de ensino fundamental e médio, além de diversas creches e instituições de atendimento a crianças vítimas de abandono ou violência. Na  1ª Região temos as seguintes instituições: IMAS - Instituto Metodista de Ação Social (creche, desenvolve ações educacionais, sociais, e na área da saúde, junto a crianças e famílias carentes no bairro da Gamboa e adjacências - rua Rivadavia Correa, 188 - Gamboa - RJ, Tel.: 3907-4141; IMCPL - Instituto Metodista Carlota Pereira Louro (asilo masculino - Estrada Isaltino Siqueira, 669 - Centro Três Rios. Tel.: (24) 2255-5086 e IMAG Instituto Metodista Ana Gonzaga creche, asilo feminino e casa de acolhida de menores abandonados e centro ecológico - Avenida Cesário de Melo, 6851, Campo Grande, RJ, Tel.: 2413-3334.  No aspecto teológico, possui seminários e faculdades de teologia para a formação pastoral e leiga. Também atua em parceria com organismos que lutam a favor da vida e desenvolve intensa atividade de cunho social e educativo.

*Nossas igrejas locais

Temos diversas igrejas, espalhadas por todo Estado. Elas se organizam na dinâmica de "Dons e Ministérios", que busca integrar as pessoas à comunidade de fé em equipes (ministérios) que somem o potencial de cada pessoa às necessidades existentes no interior da comunidade metodista e no bairro ou cidade em que ela se localiza. A Igreja valoriza intensamente o trabalho dos leigos (os membros da comunidade). Para se tornar membro, é preciso viver em comunidade, ter uma experiência pessoal com Cristo e conhecer as doutrinas e normas da Igreja. Isso acontece, geralmente, com a convivência da pessoa na Igreja e sua participação em classes especiais para novos membros. As Igrejas Metodistas promovem cultos dominicais e durante a semana, com estudos bíblicos, cânticos, pregações do evangelho. A Escola Dominical é um dos mais importantes espaços para a educação e formação das pessoas.

*Nossa história

A Igreja Metodista começou como um movimento de renovação dentro da Igreja Anglicana da Inglaterra, no século 18, com os pastores Carlos e João Wesley. Este último ficou conhecido, historicamente, como o organizador do movimento, sendo chamado de fundador da Igreja. Mas eles não estavam sozinhos. A Igreja Metodista é fruto de uma experiência comunitária. Para informações detalhadas, sugerimos a bibliografia resumida apresentada no final deste folheto.

No Brasil, o Metodismo teve um início com a vinda de missionários norte-americanos, em meados do século 19. A primeira tentativa fracassou, pois a guerra civil naquele país minou os recursos para a permanência dos missionários no Brasil. Com a chegada do rev. Newman ao interior de São Paulo, começou a implantação definitiva do metodismo no Brasil. Em 1881, chegou aqui o rev. James Ransom, que fundou o primeiro jornal metodista, que está até hoje em circulação: o Expositor Cristão. A primeira escola metodista foi fundada em Piracicaba, pela educadora e missionária Martha Watts. A Igreja Metodista segue cumprindo a regra de João Wesley no aspecto educacional da missão: "Vamos unir ciência e piedade vital, há tanto tempo separadas". E também no aspecto social: "O cristianismo é uma religião essencialmente social. Torná-lo uma religião solitária é, na verdade, destruí-lo". Há mais de 250 anos, procuramos sempre ser uma "comunidade missionária a serviço do povo".

 

(*): Dados referentes ao âmbito regional.

Foto

Igreja Metodista de Três Rios / RJ

Rua Presidente Vargas, 525
Centro - Três Rios / RJ - CEP: 25802-200

(24) 2252-0290