Início > Notícias > 'Bispo Paulo Lockmann participa de Conferência pela Paz'
'Bispo Paulo Lockmann participa de Conferência pela Paz'
Data: 16/09/2012

Judeus, árabes, budistas e cristãos católicos, ortodoxos, luteranos, anglicanos e protestantes estiveram reunidos em um encontro pela paz de 8 a 11 de setembro, em Saravejo, capital da Bósnia-Herzegovina, sob o tema “Viver juntos é o futuro – Religiões e Culturas em Diálogo”. O bispo Paulo Lockmann, presidente do Concílio Mundial Metodista e líder da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro participou da Conferência, expondo em um dos painéis o tema “Os pobres, os cativos, os cegos e os oprimidos”, a partir da esperança messiânica contida em Jesus. Para o bispo Paulo Lockmann, “a Conferência da Paz na Bósnia foi uma experiência marcante, viver em paz com diferentes é algo que só Deus faz”.

No total foram 28 painéis apresentados, que contaram com a participação de dirigentes políticos e empresariais, além de líderes religiosos. A reunião de membros das principais religiões do mundo pela paz acontece anualmente a convite da Comunidade de Santo Eugídio, movimento de leigos cristãos católicos que possui mais de 50 mil membros em 70 países dedicados à evangelização e à caridade.

Este ano, o evento caiu no vigésimo aniversário do começo da guerra na Bósnia, que teve Saravejo como cidade símbolo de sofrimento e destruição. “O encontro serve para destacar o novo papel das religiões. Se há 20 anos foram causa e divisão, agora se tornaram elemento de unidade e coexistência”, disse o presidente de Santo Egídio, Marco Impagliazzo. Já o cardeal Vinko Puljic, arcebispo de Saravejo, ressaltou que a Bósnia “precisa de um evento como esse como sinal de esperança para o renascimento de uma região que experimentou a dor e o sofrimento. Faço apelo à Europa que participe desse processo com seus princípios de democracia e igualdade”.

No último dia, 11 de setembro, 11 anos após o ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, os representantes religiosos reuniram-se para orar em locais separados no centro de Saravejo.