Notícias
Início > Notícias > E tudo se fez Novo!
E tudo se fez Novo!
Data: 07/02/2014

E tudo se fez Novo!



                    E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas

já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Co 5.17)

 

 

1)   Refletindo sobre o ano que termina

 

O final do ano nos traz consciente ou inconscientemente um balanço do que foi bom ou ruim no ano de 2013 que termina.

Com certeza houve coisas que não gostaríamos de ter vivido. Como somos pecadores e limitados, projetamos coisas que

não demos conta de fazer, ou fizemos juízo equivocados de pessoas ou situações. Tais coisas não gostaríamos de ter vivido.

Mas observem que embora devamos aproveitar o Ano Novo para pedir perdão a quem ofendemos e corrigir o que erramos,

estamos acompanhados nestes erros e também no desejo de superá-los:

 

a)      Paulo não gostaria de ter sido um perseguidor do Evangelho: “Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no

judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.” (Gl 1.13). Mas vejam no que se

tornou: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse

ainda a homens, não seria servo de Cristo.” (Gl 1.10).

 

b)      Pedro não gostaria de ter negado Jesus: “Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse:

Este também estava com ele.”... “Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.” (Lc 22. 56;62)Mas vejam também que

Pedro venceu esta dura experiência: “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-

me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus

cordeiros.” (Jo 21.15).

 

Mas, atenção irmãos e irmãs, algumas coisas velhas costumam retornar. O diabo, nosso adversário, traz a mente e elas

como verdadeiros “fantasmas” surgem do recôndito da nossa memória, nos trazem culpa, às vezes ressentimentos. Muitas

geram enfermidades, outras ganham corpo tornando-se em velhos pecados que retornam a nossa vida, nos surpreendendo

e nos enfraquecendo espiritualmente. Sim, muitas são fragilidades que herdamos de família, e mesmo de memórias antigas,

jugos que o inimigo quer fazer retornar. Por isso o Apostolo Paulo ensina: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo

alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim

estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3.13-14).

 

Certamente algumas coisas nos machucaram. Eu mesmo me senti traído por pessoas a quem só fiz o bem, abençoando

várias vezes, mas em oração decidi não carregar isto para 2014. Estou em oração enquanto me desembaraço destas coisas,

quero começar 2014 leve e feliz, deixando mesmo... “as coisas que para trás ficam, e indo para o alvo... Jesus, a graça e o

poder do Espírito Santo.”

 

2)        Olhem o que a Bíblia tem para nós:

 

a)       “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque

estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Ap. 21.5).  Deus é assim, sempre pronto para suscitar o novo em nossa vida.

 

b)      ...  Já o tens ouvido; olha para tudo isto; porventura, não o admites? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas,

que não conhecias.” (Is. 48.6).  Deus cria uma nova terra, que na cosmologia bíblica pode ser lida como novo tempo.

 

c)      “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de

carne.” (Ez. 36.26). Deus pode e quer substituir o nosso coração volúvel e frágil por um novo coração, sensível ao Seu Espírito.

 

d)       “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de

Deus.” (Jo. 3.3).  Aqui é um convite, o novo nascimento é para todos uma nova oportunidade de vida, que se livra dos sinais do

velho homem/mulher. Basta querermos e deixar Deus, pelo Espírito Santo deixar isto em nós.

 

e)      “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Co

5.17)O novo começa em Cristo.

 

Não esqueça “TUDO SE FEZ NOVO!” Deseje isto, ore por isso, jejue por isso.

E um Feliz e Abençoado 2014!

 

Do bispo e amigo,

 

Paulo Lockmann

 

 

Confira a agenda de eventos

Igreja Metodista de Três Rios / RJ

Rua Presidente Vargas, 525
Centro - Três Rios / RJ - CEP: 25802-200

(24) 2252-0290