Início > Notícias > A segurança e o bem estar da família em primeiro lugar
A segurança e o bem estar da família em primeiro lugar
Data: 16/12/2011

Num mundo globalizado como o nosso, necessidades básicas das famílias, como moradia, educação, vestuário, alimentação, saúde, dinheiro, não são privilégios de muitos, mas também, todos estão buscando fazer a sua parte para supri-las. Esses bens materiais de consumo são importantes. No entanto, a família se esqueceu de buscar bens que não são de consumo e  fortalecem o relacionamento conjugal e familiar. Esses bens são: a vida devocional em família, a comunicação conjugal, o tempo para os filhos, a presença paterna no lar, a educação cristã, o exercício do sacerdócio no lar (ministrando a família), casais vivendo como eternos namorados, a sabedoria que edifica a casa, o exercício da submissão, do amor, do respeito, da fidelidade.

Tenho visto que a segurança e o bem estar da família têm sido renegados. Por isso, há profundas crises, perdas irreparáveis, casais vivendo de aparências, aliança quebrada. Cada um pensando no seu bem estar e na sua segurança. Essa é a visão de quem sempre viu o casamento meramente como um contrato social e não como instituição divina. Os casais precisam rever seus conceitos a respeito do seu casamento, e buscar desenvolver um relacionamento de comprometimento em amor e respeito, procurando obter uma família estruturada e funcional. Isso lhes proporcionará uma fonte de suprimento emocional, espiritual e físico, que fará toda a diferença.

O Propósito de Deus para a família

Cada família precisa fazer uma avaliação para ver se está cumprindo o propósito de Deus para o qual ela foi criada. Conhecer este propósito é muito importante, pois proporcionará um convívio melhor em família. Com isso, o casal também cumprirá fielmente os votos do casamento e as responsabilidades inerentes a cada um, superando as crises e os desafios enfrentados na vida a dois.  Se Deus tem propósitos para a família, então, iremos cumpri-lo muito bem! Esse deve ser o pensamento que alimenta nosso coração.

Em Gênesis 1.27-28, podemos encontrar cinco propósitos de Deus para a família dentro do contexto do ato da criação. O texto diz: "Criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundosmultiplicai-vosenchei a terra,  sujeitai-a e dominai-a. " Bom seria se as famílias atentassem para eles. Em primeiro, Deus abençoou; em segundo, Ele falou sobre os propósitos que, sob a bênção D'ele, nós devemos cumprir. Esses propósitos possuem uma definição muito peculiar dentro do que Ele deseja realizar através de cada família. É interessante saber que a bênção consolida uma aliança, e nos torna uma só carne. É por meio da aliança que superamos os obstáculos e as intempéries da vida. Pela aliança e sob a bênção, temos condições de assumir e cumprir o propósito de Deus para as nossas famílias - até que a morte nos separe.  É com esta visão que desenvolvemos o nosso trabalho. Acreditamos que Deus tem o melhor para cada família e propósitos a cumprir através dela. A segurança e o bem estar de nossa família devem estar sempre em primeiro lugar.

Nós temos uma Missão: Tornar o ministério com Famílias Sarça Ardente um grandioso instrumento nas mãos de Deus, cumprindo assim a sua missão de: investir, fortalecer e edificar as famílias por onde formos ministrar. Por isso, nos colocamos à disposição para ajudar a sua igreja a desenvolver projetos voltados para as famílias.

Pr. Luiz Cláudio Teixeira Lima

Formado em Bacharel em Teologia, Missiologia , Liderança Cristã ,

pós-graduando em Aconselhamento Pastoral pela UMESP,

curso Casados para Sempre - MMI Brasil, Presbítero Ativo.